Avançar para o conteúdo principal

Pavé Francês

pave 

Pavê, vc sabe, é o doce mais fácil do mundo de se fazer (biscoito, recheio, biscoito, recheio, biscoito, recheio). É também aquele doce manjado que toda tia inventa de levar em alguma ceia ou festa e alguém fala: é pavê ou pacomê?.

Pavê vem de Pavé, palavra francesa. São aquelas pedras usadas na pavimentação das ruazinhas francesas. É a pedra da foto. Um paralelepípedo bonitinho.

O porquê dessas pedras serem o nome do doce é que vc coloca o recheio e depois 'pavimenta' com as bolachas. São várias camadas.

O campeão no Brasil é o Pavê de Pêssego. Tem suas versões em vários países com frutas regionais. E em todos os países o doce leva o nome globalizado de Pavê Francês.

Assim como o doce, super versátil para qualquer fruta, esse blog também comenta de tudo. E depois de comentado, uma pedra por cima para outro assunto.

Nada melhor que o nome ser, claro, Pavé Francês.

Depois de 7 anos de blog, resolvi assumir o nome que antes ficava limitado só ao cabeçalho. Agora o endereço do meu blog passa a ser www.pavefrances.com

Simples assim:
pavefrances.com

Muito obrigado pela sua visita, alguns de anos outros como 1ª vez. Mas, assim como o doce, é uma delícia ter vocês por aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O patinador Franco-Brasileiro em Sochi. Em Sochi?

Florent Amodio nasceu em Sobral, CE, e foi adotado por uma família francesa. Aconteceu dele ter virado um dos melhores patinadores da temporada. Nos últimos dias tem rodado por aí um vídeo de uma série dele ao som do  Eu quero tchu, eu quero tcha , do Gustavo Lima. Acontece que, diferentemente do que quase todo mundo está postando e comentando, isso nao foi em Sochi.  Aquela apresentação foi na Suíça, em fevereiro do ano passado.  Em Sochi, a música escolhida por ele foi La Cumparsita. Um tango, talvez o mais famoso deles.  Na nossa carência de heróis, estamos terceirizando. 

Desconstruindo o Crème Brûlée...

Essa deve ser a semana "Domingo tive pesadelo com o Crème Brûlée e vou me vingar na semana" do Mais Você!   Ontem, a Namaria Braga deu uma receita de um pudim invertido. Era invertido pq o creme era embaixo e em cima tinha a calda de caramelo que endurecia. E pra você comer, tinha que quebrar a casquinha.   Oras bolas... era o Crème Brûlée pobre e tapuia!!   Hoje a Flávia Quaresma estava lá, dando uma receita de Crème Brûlée de milho!!   Sim, meu povo! Crème Brûlée de milho verde!!!   E amanhã? Vamos fazer um bolão, ou melhor, um cremão pra saber qual vai ser o próximo assassinato do Crème Brûlée??   PS:Sobre coisas invertidas, eles pegaram a França para chacotas... Depois do Pudim Invertido ser o nome tapuia do Crème Brûlée, eles apelidaram de Torta de Maçã Invertida a famosa e deliciosa Tarte Tatin!