Avançar para o conteúdo principal

Le Beaujolais Nouveau Est Arrivé!

Todo ano, milhares de pessoas em mais de 190 países celebram a chegada do Beaujolais Nouveau.

Hoje, às 0h da 3ª quinta-feira do mês de novembro, abre-se uma garrafa, ergue-se a taça e grita-se:

"Le Beaujolais Nouveau est arrivé!"

Nas festividades, as mesas de Paris e Lyon ficam cheias, e as ruas são tomadas por grupos que percorrem bares e restaurantes com uma taça na mão.

BNEA

Caminhões carregados circulam pelo país, portando faixas escritas "Le Beaujolais Nouveau est arrivé!"

Trata-se do 1º vinho da safra do ano, comemorado com muita festa.

bouj_bottle

O lançamento simultâneo envolve uma mega e perfeita operação de logística pois as garrafas chegam no mesmo dia aos 5 continentes.

Deve ser consumido por volta de 14ºC, junto com muitos amigos ou com uma pessoa especial. Dizem que dá sorte!

Apesar de ser classificado como regular, o Beaujolais Nouveau é sinônimo de festa, alegria, tradição e polêmica.

Os rótulos são, geralmente, lindos! Coloridos, alegres, feito por artistas e o que faz muita gente colecionar.

No Japão, maior mercado comprador desse vinho, fazem até SPA com o Beaujolais... O desse ano foi inaugurado ontem.

Aqui no Brasil, raramente chegam as garrafas. Com a alta do dólar, o custo x benefício não compensa. A Mistral geralmente traz algumas poucas garrafas para cá, da Georges Duboeuf.

De uns anos pra cá, a Miolo tem investido na produção das uvas Gamay.

Esse ano ela lançou o nosso "Beaujolais Nouveau" nacional, o que seria a primeira safra anual de vinhos de uvas Gamay do mundo.

Lançou na páscoa, e, inspirado no Beaujolais Nouveau, convidou o Romero Brito (o super rodado artista que faz até lata de sabão em pó) para fazer o rótulo do vinho.

Saiu isso:

miolo2008

Agora não me pergunte se é bom ou não.

Enfim... Hoje é o dia de beber Beaujolais Nouveau. Ou beba qualquer outro vinho.

Tudo é um pretexto para reunir os amigos, rir e beber!! ;)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O patinador Franco-Brasileiro em Sochi. Em Sochi?

Florent Amodio nasceu em Sobral, CE, e foi adotado por uma família francesa. Aconteceu dele ter virado um dos melhores patinadores da temporada. Nos últimos dias tem rodado por aí um vídeo de uma série dele ao som do  Eu quero tchu, eu quero tcha , do Gustavo Lima. Acontece que, diferentemente do que quase todo mundo está postando e comentando, isso nao foi em Sochi.  Aquela apresentação foi na Suíça, em fevereiro do ano passado.  Em Sochi, a música escolhida por ele foi La Cumparsita. Um tango, talvez o mais famoso deles.  Na nossa carência de heróis, estamos terceirizando. 

Desconstruindo o Crème Brûlée...

Essa deve ser a semana "Domingo tive pesadelo com o Crème Brûlée e vou me vingar na semana" do Mais Você!   Ontem, a Namaria Braga deu uma receita de um pudim invertido. Era invertido pq o creme era embaixo e em cima tinha a calda de caramelo que endurecia. E pra você comer, tinha que quebrar a casquinha.   Oras bolas... era o Crème Brûlée pobre e tapuia!!   Hoje a Flávia Quaresma estava lá, dando uma receita de Crème Brûlée de milho!!   Sim, meu povo! Crème Brûlée de milho verde!!!   E amanhã? Vamos fazer um bolão, ou melhor, um cremão pra saber qual vai ser o próximo assassinato do Crème Brûlée??   PS:Sobre coisas invertidas, eles pegaram a França para chacotas... Depois do Pudim Invertido ser o nome tapuia do Crème Brûlée, eles apelidaram de Torta de Maçã Invertida a famosa e deliciosa Tarte Tatin!