Avançar para o conteúdo principal

Le Beaujolais Nouveau Est Arrivé!

Todo ano, milhares de pessoas em mais de 190 países celebram a chegada do Beaujolais Nouveau.

Hoje, às 0h da 3ª quinta-feira do mês de novembro, abre-se uma garrafa, ergue-se a taça e grita-se:

"Le Beaujolais Nouveau est arrivé!"

Nas festividades, as mesas de Paris e Lyon ficam cheias, e as ruas são tomadas por grupos que percorrem bares e restaurantes com uma taça na mão.

BNEA

Caminhões carregados circulam pelo país, portando faixas escritas "Le Beaujolais Nouveau est arrivé!"

Trata-se do 1º vinho da safra do ano, comemorado com muita festa.

bouj_bottle

O lançamento simultâneo envolve uma mega e perfeita operação de logística pois as garrafas chegam no mesmo dia aos 5 continentes.

Deve ser consumido por volta de 14ºC, junto com muitos amigos ou com uma pessoa especial. Dizem que dá sorte!

Apesar de ser classificado como regular, o Beaujolais Nouveau é sinônimo de festa, alegria, tradição e polêmica.

Os rótulos são, geralmente, lindos! Coloridos, alegres, feito por artistas e o que faz muita gente colecionar.

No Japão, maior mercado comprador desse vinho, fazem até SPA com o Beaujolais... O desse ano foi inaugurado ontem.

Aqui no Brasil, raramente chegam as garrafas. Com a alta do dólar, o custo x benefício não compensa. A Mistral geralmente traz algumas poucas garrafas para cá, da Georges Duboeuf.

De uns anos pra cá, a Miolo tem investido na produção das uvas Gamay.

Esse ano ela lançou o nosso "Beaujolais Nouveau" nacional, o que seria a primeira safra anual de vinhos de uvas Gamay do mundo.

Lançou na páscoa, e, inspirado no Beaujolais Nouveau, convidou o Romero Brito (o super rodado artista que faz até lata de sabão em pó) para fazer o rótulo do vinho.

Saiu isso:

miolo2008

Agora não me pergunte se é bom ou não.

Enfim... Hoje é o dia de beber Beaujolais Nouveau. Ou beba qualquer outro vinho.

Tudo é um pretexto para reunir os amigos, rir e beber!! ;)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Assinaturas de emails

Agora é modinha cuidar do meio ambiente. Desde comprar créditos de carbono até comprar detergente Ypê porque eles plantam uma árvore para a gente...   Mas o melhor são as frases que colocam nas assinaturas dos emails.   Hoje, por exemplo, recebi dois emails de clientes diferentes.   O primeiro é simples e direto:   P Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE   Mas é tanto trabalho que se eu for pensar na minha responsabilidade com o meio ambiente a cada impressão, eu vou ser demitido por lerdeza.   Já de um outro cliente... bem... achei bizarro demais:   Antes de imprimir pense no verde, apesar dessa mensagem estar em vermelho e sua impressora ser preta e branca   Sem comentários... hahahahaha

O tal do Panetone da Ana Maria Braga

Panetone é sinônimo de Natal. Bauducco é sinônimo de panetone. Entra ano e sai ano, ninguém faz igual ao deles.   Ofner, Cristallo, Dulca, Dicunto. Parece que todos oa panetones orbitam em torno daquele panetone molhadinho e gostoso da Bauducco. Ano passado, no dia 14 de dezembro, a Ana Maria Braga deu uma receita que ela buscou durante 10 anos. Era o tal panetone mais próximo ' daquele ' mais vendido. Muita gente fez, achou complicado, mas ficou gostoso. Quando era menor, fiz um panetone que vi a receita no SP JÁ (atual SPTV). Quem deu a receita foi a Ananda Apple, com sua voz calma e matérias lights. O panetone ficou bem bom. Acho que é porque levava um preparado pronto, chamado Pamix. Com ele, não tinha o que errar. E, claro, não coloquei uva passa e enchi de frutas cristalizadas. Uva passa no panetone, pra mim, não combina e é horrivel. Tenho a receita até hoje, gravada numa fita VHS. Panetone ta...