Avançar para o conteúdo principal

Cru, cozido, quente e frio

Segundo Claude Lévi-Strauss, que essa semana completa 100 anos de vida, os antônimos são a base da sociedade e da cultura. Tudo tem seu lado oposto, tese, antítese e síntese.
 
Com essa estrutura, Lévi-Strauss defende a idéia que existe um "modus operandi" nos seres humanos. Que tudo é criado, baseado e operado de acordo com a oposição. Seja um mito, uma história de um livro ou até mesmo na preparação de alimentos, do cru pra o cozido.
 
A oposição também reflete na maneira das pessoas agirem. E, por causa disso, existe aos montes os inescrupulosos e audazes. Estes ganham um destaque maior, fazendo com que sejam bem sucedidos ou taxados de vilões.
 
O estudo do monsieur Lévy-Strauss ganhou meu humilde respeito porque percebi que não consigo [e nunca consegui] fazer parte da turminha das pessoas sem escrúpulos.
 
Assim como muita gente acha que isso faz parte do jogo, eu ainda acho que isso é sujeira. E das feias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O patinador Franco-Brasileiro em Sochi. Em Sochi?

Florent Amodio nasceu em Sobral, CE, e foi adotado por uma família francesa. Aconteceu dele ter virado um dos melhores patinadores da temporada. Nos últimos dias tem rodado por aí um vídeo de uma série dele ao som do  Eu quero tchu, eu quero tcha , do Gustavo Lima. Acontece que, diferentemente do que quase todo mundo está postando e comentando, isso nao foi em Sochi.  Aquela apresentação foi na Suíça, em fevereiro do ano passado.  Em Sochi, a música escolhida por ele foi La Cumparsita. Um tango, talvez o mais famoso deles.  Na nossa carência de heróis, estamos terceirizando. 

Desconstruindo o Crème Brûlée...

Essa deve ser a semana "Domingo tive pesadelo com o Crème Brûlée e vou me vingar na semana" do Mais Você!   Ontem, a Namaria Braga deu uma receita de um pudim invertido. Era invertido pq o creme era embaixo e em cima tinha a calda de caramelo que endurecia. E pra você comer, tinha que quebrar a casquinha.   Oras bolas... era o Crème Brûlée pobre e tapuia!!   Hoje a Flávia Quaresma estava lá, dando uma receita de Crème Brûlée de milho!!   Sim, meu povo! Crème Brûlée de milho verde!!!   E amanhã? Vamos fazer um bolão, ou melhor, um cremão pra saber qual vai ser o próximo assassinato do Crème Brûlée??   PS:Sobre coisas invertidas, eles pegaram a França para chacotas... Depois do Pudim Invertido ser o nome tapuia do Crème Brûlée, eles apelidaram de Torta de Maçã Invertida a famosa e deliciosa Tarte Tatin!