Avançar para o conteúdo principal
Você quer ser líder ou quer ser um planejador?

Quase 30 horas sem dormir na segunda-feira e ouço uma pergunta, digamos, curiosa: "Você quer ser líder ou quer ser um planejador?"
Depois de tantos problemas, tanto stress e tanta correria, a única coisa que eu não queria fazer era pensar. E não respondi a pergunta. Por não saber a resposta? Talvez! Mas foi pelo simples fato de não querer ser líder. E a pessoa esperava que eu respondesse: Quero ser líder!

Isso foi um tiro no meu pé, claro. E significa que quero ser um planejador? Também não. É óbvio que se você trabalha, você trabalha por algo que não é dinheiro. Para se ganhar dinheiro, existem as profissões chatas, como médico geriatra, administrador de empresa e dono de imobiliária no litoral sul de São Paulo.

Trabalhar por algo é trabalhar com um objetivo, um ideal. E, no meu caso, pego a estrada que não esteja escrito LÍDER piscando em neon. A outra estrada vai muito mais além e o caminho é muito mais agradável.

Querer ser líder é morrer no tédio, ter frustrações, sofrer pressão e de quebra levar um saco de responsabilidade para todos os lugares que você vá... É trabalhar a vida inteira sem se divertir!!

Já ser apenas planejador, é trabalhar para ser esquecido e ser apenas mais um no mercado.

Quero trabalhar em algo que gosto, algo que me dê prazer. Sem ficar noiado com "não posso fazer isso ou aquilo porque preciso ter essa postura". Quero fazer algo e receber elogios, criar ilusões, melhorar a realidade, e me divertir fazendo o que mais sabemos fazer, sem mirar em cargos ou status.

Aonde dá tudo isso? Numa coisa muito melhor do que ser líder. Ser reconhecido. Ser competente no que você faz e ser uma referência para as outras pessoas pela sua capacidade e criatividade.

Com isso, a liderança vira algo natural, sem pressão, sem frustração e sem morrer no tédio.

Caso você ainda esteja na dúvida, é só tomar o exemplo da gastronomia, uma das minhas paixões:

Líder na cozinha é aquele que consegue fazer com que as pessoas cozinhem conforme a receita, fazendo o prato tecnicamente perfeito. Provavelmente esse chef não durará muito e sumirá do mapa. Será o chef do America que depois foi pro Fridays e que se aposentará no Habib's.

Já o outro cara, o talentoso, terá seu reconhecimento e virará um chef que sabe o que está fazendo, liderando a sua equipe naturalmente porque todos terão tesão de trabalhar e aprender com ele. Assim, produzem o prato com alma, com paixão e com um sabor e criatividade única. Será um Ducasse, um Adriá ou um Atala da vida.

E é por causa disso que eu não quero ser líder. Porém jamais recusarei uma liderança que virá naturalmente. Não tô afim de perder os melhores anos da minha vida me colocando pressão e responsabilidades além do que meu trabalho pede.

Quer ser líder? Vá ser feliz que você ganha mais!

Comentários

Anónimo disse…
M`Auki

Ler esta msg me fez voltar meses atras. Ja passei por isso, ou melhor, diariamente passo por isso. Lembro de uma historia que meu pai me contava de um Lider Indigena e um Lider de um Exercito (não vou explanar aqui rs ... depois te falo)... Tbém ja perdi muitas "oportunidades" na vida por pensar assim. No entanto, é FATO conheço muitos "lideres" infelizes ...

Não sou fã do "DesAprendiz IV", mas gosto de algumas salas de reunião e na penultima o inJUSTUS eliminou uma pessoa e disse "Eu quero ter uma lider na linha de frente e não nos bastidores"... isso porque, durante a sabatina ela disse que era uma pesssoa dos "bastidores" ... eu JP sempre gostei de ser dos bastidores... não preciso ser visto, so preciso ter a oportunidade de fazer o que eu gosto, e com certeza o $$ é consequencia ... CARPE DIEM

Opa não respondi a pergunta Lider ou Planejador ... tbém não saberia responder (eu gosto de planejar + não as 24 hs do dia) ... AUKI ... PARABÉNS PELO TEXTO ... ACREDITE na HORA CERTA vc encotrara o que DESEJA ... O UNIVERSO MANDA O QUE A GENTE PEDE ... Boa Quarta-Feira proCÊ ... abraçãoooooooo

PS: Naquelas "coincidencias" da vida, era o que eu gostaria de ler no cafe da manha, pq neste meu "momento sabatico" na profissão ... todo dia eu penso "não posso ser o UNICO" que pense assim rs
Anónimo disse…
não sei a questão do líder, mas que vc foi e vai ser muito reconhecido, é fato.... ;o)

Mensagens populares deste blogue

Telefônica 10 anos

Muito gostoso de ver o comercial comemorativo de 10 anos da Telefônica no Brasil.Tudo bem que as imagens são do banco de vídeo da Corbys e do Getty, mas a música "Can't Help Falling In Love" nessa roupagem está uma delícia de ouvir.Não sei se é jingle, não sei se é alguma gravação, enfim... Alguém da Play it Again ou da Publicis para decifrar pra mim?Agradeço muitíssimo e dou uma Paçoca Amor em retribuição.

aukissimo shared an Instagram photo with you

Hi there, aukissimo just shared an Instagram photo with you:
view full image"Auki <3 Green Curry "
(taken at Chat Thai | ชาติไทย) Thanks,
The Instagram Team