Avançar para o conteúdo principal
Você quer ser líder ou quer ser um planejador?

Quase 30 horas sem dormir na segunda-feira e ouço uma pergunta, digamos, curiosa: "Você quer ser líder ou quer ser um planejador?"
Depois de tantos problemas, tanto stress e tanta correria, a única coisa que eu não queria fazer era pensar. E não respondi a pergunta. Por não saber a resposta? Talvez! Mas foi pelo simples fato de não querer ser líder. E a pessoa esperava que eu respondesse: Quero ser líder!

Isso foi um tiro no meu pé, claro. E significa que quero ser um planejador? Também não. É óbvio que se você trabalha, você trabalha por algo que não é dinheiro. Para se ganhar dinheiro, existem as profissões chatas, como médico geriatra, administrador de empresa e dono de imobiliária no litoral sul de São Paulo.

Trabalhar por algo é trabalhar com um objetivo, um ideal. E, no meu caso, pego a estrada que não esteja escrito LÍDER piscando em neon. A outra estrada vai muito mais além e o caminho é muito mais agradável.

Querer ser líder é morrer no tédio, ter frustrações, sofrer pressão e de quebra levar um saco de responsabilidade para todos os lugares que você vá... É trabalhar a vida inteira sem se divertir!!

Já ser apenas planejador, é trabalhar para ser esquecido e ser apenas mais um no mercado.

Quero trabalhar em algo que gosto, algo que me dê prazer. Sem ficar noiado com "não posso fazer isso ou aquilo porque preciso ter essa postura". Quero fazer algo e receber elogios, criar ilusões, melhorar a realidade, e me divertir fazendo o que mais sabemos fazer, sem mirar em cargos ou status.

Aonde dá tudo isso? Numa coisa muito melhor do que ser líder. Ser reconhecido. Ser competente no que você faz e ser uma referência para as outras pessoas pela sua capacidade e criatividade.

Com isso, a liderança vira algo natural, sem pressão, sem frustração e sem morrer no tédio.

Caso você ainda esteja na dúvida, é só tomar o exemplo da gastronomia, uma das minhas paixões:

Líder na cozinha é aquele que consegue fazer com que as pessoas cozinhem conforme a receita, fazendo o prato tecnicamente perfeito. Provavelmente esse chef não durará muito e sumirá do mapa. Será o chef do America que depois foi pro Fridays e que se aposentará no Habib's.

Já o outro cara, o talentoso, terá seu reconhecimento e virará um chef que sabe o que está fazendo, liderando a sua equipe naturalmente porque todos terão tesão de trabalhar e aprender com ele. Assim, produzem o prato com alma, com paixão e com um sabor e criatividade única. Será um Ducasse, um Adriá ou um Atala da vida.

E é por causa disso que eu não quero ser líder. Porém jamais recusarei uma liderança que virá naturalmente. Não tô afim de perder os melhores anos da minha vida me colocando pressão e responsabilidades além do que meu trabalho pede.

Quer ser líder? Vá ser feliz que você ganha mais!

Comentários

Anónimo disse…
M`Auki

Ler esta msg me fez voltar meses atras. Ja passei por isso, ou melhor, diariamente passo por isso. Lembro de uma historia que meu pai me contava de um Lider Indigena e um Lider de um Exercito (não vou explanar aqui rs ... depois te falo)... Tbém ja perdi muitas "oportunidades" na vida por pensar assim. No entanto, é FATO conheço muitos "lideres" infelizes ...

Não sou fã do "DesAprendiz IV", mas gosto de algumas salas de reunião e na penultima o inJUSTUS eliminou uma pessoa e disse "Eu quero ter uma lider na linha de frente e não nos bastidores"... isso porque, durante a sabatina ela disse que era uma pesssoa dos "bastidores" ... eu JP sempre gostei de ser dos bastidores... não preciso ser visto, so preciso ter a oportunidade de fazer o que eu gosto, e com certeza o $$ é consequencia ... CARPE DIEM

Opa não respondi a pergunta Lider ou Planejador ... tbém não saberia responder (eu gosto de planejar + não as 24 hs do dia) ... AUKI ... PARABÉNS PELO TEXTO ... ACREDITE na HORA CERTA vc encotrara o que DESEJA ... O UNIVERSO MANDA O QUE A GENTE PEDE ... Boa Quarta-Feira proCÊ ... abraçãoooooooo

PS: Naquelas "coincidencias" da vida, era o que eu gostaria de ler no cafe da manha, pq neste meu "momento sabatico" na profissão ... todo dia eu penso "não posso ser o UNICO" que pense assim rs
Anónimo disse…
não sei a questão do líder, mas que vc foi e vai ser muito reconhecido, é fato.... ;o)

Mensagens populares deste blogue

O patinador Franco-Brasileiro em Sochi. Em Sochi?

Florent Amodio nasceu em Sobral, CE, e foi adotado por uma família francesa. Aconteceu dele ter virado um dos melhores patinadores da temporada. Nos últimos dias tem rodado por aí um vídeo de uma série dele ao som do  Eu quero tchu, eu quero tcha , do Gustavo Lima. Acontece que, diferentemente do que quase todo mundo está postando e comentando, isso nao foi em Sochi.  Aquela apresentação foi na Suíça, em fevereiro do ano passado.  Em Sochi, a música escolhida por ele foi La Cumparsita. Um tango, talvez o mais famoso deles.  Na nossa carência de heróis, estamos terceirizando. 

Desconstruindo o Crème Brûlée...

Essa deve ser a semana "Domingo tive pesadelo com o Crème Brûlée e vou me vingar na semana" do Mais Você!   Ontem, a Namaria Braga deu uma receita de um pudim invertido. Era invertido pq o creme era embaixo e em cima tinha a calda de caramelo que endurecia. E pra você comer, tinha que quebrar a casquinha.   Oras bolas... era o Crème Brûlée pobre e tapuia!!   Hoje a Flávia Quaresma estava lá, dando uma receita de Crème Brûlée de milho!!   Sim, meu povo! Crème Brûlée de milho verde!!!   E amanhã? Vamos fazer um bolão, ou melhor, um cremão pra saber qual vai ser o próximo assassinato do Crème Brûlée??   PS:Sobre coisas invertidas, eles pegaram a França para chacotas... Depois do Pudim Invertido ser o nome tapuia do Crème Brûlée, eles apelidaram de Torta de Maçã Invertida a famosa e deliciosa Tarte Tatin!