Avançar para o conteúdo principal

Olimpíadas: de Barcelona à Pequim

08/08/08
Daqui a 8 horas começa oficialmente as Olimpíadas¹ de Pequim².

Sempre gostei mais delas do que da Copa. Eu deliro em casa nesses 15 dias de maratonas de jogos.

A primeira Olimpíada que me lembro foi a de Barcelona 92.

Cobi Barcelona 1992 
De 92 me lembro que assistia os jogos na minha beliche, na cama de cima, comendo bolacha Maria (eu era bem criança, tá?!). Me lembro tb de alguns jogos de Handbol que assistia na sala.

A outra olimpíada, de Atlanta em 96, não mexeu tanto comigo.  Atlanta1996

Estavamos mudando de casa. Lembro da vinheta da Globo com o Casagrande cheio de bandeiras e de alguns jogos de basquete.

Mas foi nas olimpíadas de Atlanta que descobri que colecionar pins nessas épocas de jogos é o máximo do máximo. Eu ia no shopping com meu irmão a procura dos pins para completar minha coleção.

Mas foi em 2000 que me apaixonei de forma definitiva por aberturas de olimpíadas. Sydney foi a melhor e a mais gostosa de de ver. Era de noite. Acompanhava tudo.

    sydney2000

Já estava morando no apto que moro atualmente, tinhamos uma sala de televisão (que já não existe mais) e era o dia inteiro com a tv ligada. Ah, eu tb gravava tudo: gravei a cerimônia de abertura (tenho até hoje as duas fitas gravadas com a festa).

Aliás, as fitas se chamam: Balas, jujubas e xadrez.

Balas e Jujubas pq comprávamos por kilo e colocavamos em um baleiro para comer vendo os jogos e entre um jogo e outro, jogava xadrez com meu irmão. O Jô Soares apresentava seu programa direto da Austrália. Sydney ainda não terminou pra mim...

E, logo em 2001, mergulhei nas olimpíadas de Atenas.

 ioc_2004athens_logo_S

Tudo começou com uma notinha que saiu na folha e que guardo de recordação até hoje:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Me inscrevi para ser voluntário. E foi aí que começou um longo processo de seleção em inúmeras etapas. Testes de inglês, de conhecimentos gerais, formulários que não acabavam mais, entrevistas no consulado grego, testes e mais testes. Hoje tenho uma pasta com todo o processo, as cartas e os certificados:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Depois de quase 3 anos de processo, fui um dos 500 escolhidos do Brasil para ser voluntário nas olimpíadas. Porém, tinha um problema: precisava pagar passagem, hospedagem durante 2 meses e o terceiro mês iria ficar na Vila Olímpica varrendo o chão. Iria ganhar curso de grego e inglês. E nessa época tinha acabado de entrar na Lowe, uma agência de publicidade. Misteriosamente acabei declinando o convite e seguindo na Lowe. Até hoje não sei se fiz a coisa certa. Olímpiadas é inesquecível assim como foi ter trabalhado lá em uma época ótima.

E eis que cá estamos em Pequim. Ainda não criei vínculos com os jogos. Ainda não me pegou de jeito. Mas estou curioso para saber como que eu lembrarei dessa olimpíada lá em 2012, em Londres.

E agora vou dormir que já já começa e não posso perder a abertura!

¹ Olimpíada: originalmente a palavra "olimpíada" seria o período entre os jogos olímpicos, no caso, de 4 anos. Mas como tudo se deturpa, os jogos olímpicos viraram "Olimpíadas".

² Pequim: O certo seria escrever Beijing e falar "pequim". Pequim escrito é errado, mas "o povo prefere".

Comentários

Anónimo disse…
Auki,

Eu lembro que eu tinha me inscrito tb na the Athenas...eles me ligaram numa certa altura do processo...estava viajando, a ligação estava muito ruim, pedi que retornasse depois de algumas horas...espero ate hj...ahahahahaha
Anónimo disse…
Adorei Mi a história de ser voluntário.

Se você tivesse ido, eu não teria te conhecido.

Posso falar?? Adorei te conhecer, mas você deveria ter ido.. hahaha.

Beijos.
Anónimo disse…
hahaha

Fala Serio!!
Eu tbém tive que sair e levei minha Casio TV-600 p/assitir a abertura ... virou objeto de atração> De que século é essa tv? :) ... preciso de Verba ... quero um cel com tv digital :)
sds

Mensagens populares deste blogue

Assinaturas de emails

Agora é modinha cuidar do meio ambiente. Desde comprar créditos de carbono até comprar detergente Ypê porque eles plantam uma árvore para a gente...   Mas o melhor são as frases que colocam nas assinaturas dos emails.   Hoje, por exemplo, recebi dois emails de clientes diferentes.   O primeiro é simples e direto:   P Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE   Mas é tanto trabalho que se eu for pensar na minha responsabilidade com o meio ambiente a cada impressão, eu vou ser demitido por lerdeza.   Já de um outro cliente... bem... achei bizarro demais:   Antes de imprimir pense no verde, apesar dessa mensagem estar em vermelho e sua impressora ser preta e branca   Sem comentários... hahahahaha

10 Tendências e Previsões gastronômicas para 2013

O ano já começou. Vou me arriscar a fazer algumas previsões para a gastronomia em 2013. O que veremos mais e o que veremos menos durante o ano e o que temos que ficar de olho.  OUT não necessariamente significa que estará fora de moda ou ultrapassado. No meu contexto, significa que será algo com menor evidência dos anos anteriores.  IN no meu contexto, significa que temos que ficar de olho e o que será/está virando tendência na área. Claro, essa é a minha visão baseada em inúmeras leituras durante o ano, experiências pessoais e percepção.  out: Alimentos fat free / 0% de gordura in: Alimentos sem glutén e sem lactose out:  Comida vegetariana in:  Peixe out:  Quinoa in:  Semente de Chia out:  Café extraído pela máquina de espresso in:  Café coado, de filtro, a vácuo, a frio, french press... out:  Postar comida no Instagram in:  Compartilhar fotos de comida em aplicativos, redes...