Avançar para o conteúdo principal
Macarons!
Uma tentativa de carnaval
Um dos momentos mais mágicos da minha última viagem aconteceu ao comer um simples macaron¹ da Ladurée².

¹ Macaron é um doce absurdamente perfeito feito com amêndoas e vendido em diversas cores e sabores.
² Ladurée é a pâtisserie que inventou os macarons modernos em 1862. Tudo é tão histórico e gostoso que ela foi responsável por fazer todos os doces do filme Maria Antonieta, da Sofia Coppola.

Já havia comido alguns aqui em São Paulo, mas comer um lá foi uma sensação única, talvez pelo fato de ter ficado quase 2 horas na fila para comprar...

Como eu amo cozinhar, resolvi tentar fazê-los em casa. Os mais famosos Macarons de São Paulo é feito pela pâtisserie Douce France da Alameda Jaú. Fui atrás da receita:

280 gramas de açúcar de confeiteiro
160 gramas de farinha de amêndoas
130 gramas de clara de ovos
30 gramas de açúcar comum

Ok. Fácil. Só faltava a farinha de amêndoa. Não achei n Carrefour, nem no Pão de Acúcar. Não estava afim de ir até o mercadão... Resolvi fazer em casa... Comprei 200 gramas de amêndoas, tirei a pele, triturei até ficar bem fininha...

Graças a minha novíssima balança digital que ganhei no amigo secreto da "firma", consegui medir religiosamente todos os ingredientes.

Nos macarons, tudo é muito delicado. Você não pode bater de mais ou bater de menos senão sai tudo errado.

Peguei várias dicas, tudo para não sair errado. Misturei a farinha de amêndoas junto com o açúcar de confeiteiro, peneirei diversas vezes... Fazer a farinha de amêndoa ficar fininha foi mega difícil. Triturava, secava no forno, triturava mais, secava, triturava... E voilá! Eis a farinha fininha!


Próxima etapa era bater as claras em neve até ficarem bem firmes. E depois misturar com o açúcar comum...


Quando as claras estivessem em ponto de pico, era hora de misturar as amêndoas com o açúcar de confeiteiro. A parte mais delicada. Tudo tinha que ser devagar e bater na medida certa. Se batesse muito, o macaron não cresceria. Se batesse pouco, racharia.

Feito isso, um saco de confeitar serviu para fazer rodelas de 3cm em cima do papel-manteiga.

Deixei descansar por 1hora, até a massa formar uma pequena película em cima. Coloquei no forno por 10 minutos, mas nessa hora percebi que meu forno não presta... Enfim... Depois de uma longa tarde tentando fazer meus macarons, sem cor e sem nenhum luxo eis que ele nasce...

Não deu nada certo. Ele não ficou muito bom... Quer dizer, o gosto sim, mas ficou longe da consistência que faz a gente chorar quando morde um macaron! Fora que meu forno fez ele queimar um pouco nas laterais... Uma pena...

Essa foi minha primeira tentativa de fazer macarons. Não desistirei. Peguei uma receita com farinha de castanha de cajú e um modo de preparo meio diferente. Vamos ver se dá certo. Só espero passar esse trauma de carnaval...hahahaha
Agora eu entendo porque custa caríssimo e na Laduréé existem filas enormes para comprar...
Ah, a Ladurée fica na rue Royale, 16. Pertinho da Igreja Madeleine em Paris.

Comentários

Anónimo disse…
entre tentar e sair uma merda...preferiria comer o seu,ahahahahah...agora meu filho é ficar so imaginando vc comer na Laduréé...OOO vida sofrida,kkk
Unknown disse…
pra pegar a consistência precisa deixar descansando por 24/48 horas. E o forno tem q ser bem fraquinho, um truque é deixá-lo meio aberto, com uma frestinha pra escapar o escesso de calor.
dá uma olhada aqui: http://www.youtube.com/watch?v=G4OkfhA0uK8
Unknown disse…
ops: o descanso de 24/48 horas é depois de assado.
Anónimo disse…
Ola,
Nunca tive a oportunidade de esperimentar um na Ladurée , deve ser divino.
Mas tento fazer eu mesma, sempre que estou com vontade de sentir aquele gostinho de amêndoas.
Tambem triturei varias vezes...até porque no fim de mundo que estou morando ,seria muito conplicado achar a farinha pronta.
Se tiver mais dicas adoraria saber.
Monique
Lígia moraes disse…
olá!
tentei fazer os macarons conforme a sua receita..
porém a massa acabou ficando mole demais .. fora do ponto, percebi então que a culpada foi a farinha!
não triturei o bastante,ficou quase um granulado..pode ser esse o problema!
mas ainda não desisti! farei até que um dia dê certo!
beijos

Mensagens populares deste blogue

O patinador Franco-Brasileiro em Sochi. Em Sochi?

Florent Amodio nasceu em Sobral, CE, e foi adotado por uma família francesa. Aconteceu dele ter virado um dos melhores patinadores da temporada. Nos últimos dias tem rodado por aí um vídeo de uma série dele ao som do  Eu quero tchu, eu quero tcha , do Gustavo Lima. Acontece que, diferentemente do que quase todo mundo está postando e comentando, isso nao foi em Sochi.  Aquela apresentação foi na Suíça, em fevereiro do ano passado.  Em Sochi, a música escolhida por ele foi La Cumparsita. Um tango, talvez o mais famoso deles.  Na nossa carência de heróis, estamos terceirizando. 

Desconstruindo o Crème Brûlée...

Essa deve ser a semana "Domingo tive pesadelo com o Crème Brûlée e vou me vingar na semana" do Mais Você!   Ontem, a Namaria Braga deu uma receita de um pudim invertido. Era invertido pq o creme era embaixo e em cima tinha a calda de caramelo que endurecia. E pra você comer, tinha que quebrar a casquinha.   Oras bolas... era o Crème Brûlée pobre e tapuia!!   Hoje a Flávia Quaresma estava lá, dando uma receita de Crème Brûlée de milho!!   Sim, meu povo! Crème Brûlée de milho verde!!!   E amanhã? Vamos fazer um bolão, ou melhor, um cremão pra saber qual vai ser o próximo assassinato do Crème Brûlée??   PS:Sobre coisas invertidas, eles pegaram a França para chacotas... Depois do Pudim Invertido ser o nome tapuia do Crème Brûlée, eles apelidaram de Torta de Maçã Invertida a famosa e deliciosa Tarte Tatin!