Avançar para o conteúdo principal

Discurso desafinado…

osesp

No final do ano passado, durante a ExpoManagement 2008 da HSM (A HSM promove as mais interessantes palestras, fóruns e conteúdos de educação executiva aqui no Brasil e no mundo) a palestra do Henry Mintzberg, “um dos mais destacados pensadores sobre administração do mundo”, começou com um discurso, um tanto batido: “Sua empresa é uma orquestra e você é o regente”. Ou ainda: “Todos devem tocar seu instrumento para, juntos, formamos um concerto”.

Depois prosseguiu com outras frases batidas, como: “tem que pensar fora da caixa” (essa é uma das frases mais irritantes que se tem ouvido ultimamente no meio publicitário).

Parece que todo mundo gosta de usar a Orquestra para comparar algo. Quer ver:

Fazer bolo é como ser um regente: cada ingrediente deve estar na medida para não desafinar o resultado.

Ter um bordel é como reger uma orquestra: você precisa saber tocar cada instrumento senão a orquestra broxa.

Mulher é que nem orquestra. Precisa ter um ótimo regente para estar em harmonia.

Cinema é uma grande orquestra:  o diretor precisa deixar tudo em sintonia.

E por aí vai.

Um dos nossos grandes disseminadores dessa “filosofia orquestral” é nosso Presidente, gênio torto das analogias e frases clichês que recheiam (ops) os palanques e é a alegria do povo que bate palma mesmo sem ter entendido a verdadeira mensagem.

Mas, como orquestra é algo para pessoas “muito intelectuais”, falar sobre orquestra parece algo inteligente, estratégico. E o povo aplaude.

Tsc tsc tsc.

Mintzberg é considerado uma das mentes mais criativas no campo da gestão. Talvez não seja por causa desta palestra.

Quando alguém comparar alguma coisa a uma orquestra, toque o bumbo na hora errada só para irritá-lo!!!  :P

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Assinaturas de emails

Agora é modinha cuidar do meio ambiente. Desde comprar créditos de carbono até comprar detergente Ypê porque eles plantam uma árvore para a gente...   Mas o melhor são as frases que colocam nas assinaturas dos emails.   Hoje, por exemplo, recebi dois emails de clientes diferentes.   O primeiro é simples e direto:   P Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE   Mas é tanto trabalho que se eu for pensar na minha responsabilidade com o meio ambiente a cada impressão, eu vou ser demitido por lerdeza.   Já de um outro cliente... bem... achei bizarro demais:   Antes de imprimir pense no verde, apesar dessa mensagem estar em vermelho e sua impressora ser preta e branca   Sem comentários... hahahahaha

O tal do Panetone da Ana Maria Braga

Panetone é sinônimo de Natal. Bauducco é sinônimo de panetone. Entra ano e sai ano, ninguém faz igual ao deles.   Ofner, Cristallo, Dulca, Dicunto. Parece que todos oa panetones orbitam em torno daquele panetone molhadinho e gostoso da Bauducco. Ano passado, no dia 14 de dezembro, a Ana Maria Braga deu uma receita que ela buscou durante 10 anos. Era o tal panetone mais próximo ' daquele ' mais vendido. Muita gente fez, achou complicado, mas ficou gostoso. Quando era menor, fiz um panetone que vi a receita no SP JÁ (atual SPTV). Quem deu a receita foi a Ananda Apple, com sua voz calma e matérias lights. O panetone ficou bem bom. Acho que é porque levava um preparado pronto, chamado Pamix. Com ele, não tinha o que errar. E, claro, não coloquei uva passa e enchi de frutas cristalizadas. Uva passa no panetone, pra mim, não combina e é horrivel. Tenho a receita até hoje, gravada numa fita VHS. Panetone ta...