Avançar para o conteúdo principal

Discurso desafinado…

osesp

No final do ano passado, durante a ExpoManagement 2008 da HSM (A HSM promove as mais interessantes palestras, fóruns e conteúdos de educação executiva aqui no Brasil e no mundo) a palestra do Henry Mintzberg, “um dos mais destacados pensadores sobre administração do mundo”, começou com um discurso, um tanto batido: “Sua empresa é uma orquestra e você é o regente”. Ou ainda: “Todos devem tocar seu instrumento para, juntos, formamos um concerto”.

Depois prosseguiu com outras frases batidas, como: “tem que pensar fora da caixa” (essa é uma das frases mais irritantes que se tem ouvido ultimamente no meio publicitário).

Parece que todo mundo gosta de usar a Orquestra para comparar algo. Quer ver:

Fazer bolo é como ser um regente: cada ingrediente deve estar na medida para não desafinar o resultado.

Ter um bordel é como reger uma orquestra: você precisa saber tocar cada instrumento senão a orquestra broxa.

Mulher é que nem orquestra. Precisa ter um ótimo regente para estar em harmonia.

Cinema é uma grande orquestra:  o diretor precisa deixar tudo em sintonia.

E por aí vai.

Um dos nossos grandes disseminadores dessa “filosofia orquestral” é nosso Presidente, gênio torto das analogias e frases clichês que recheiam (ops) os palanques e é a alegria do povo que bate palma mesmo sem ter entendido a verdadeira mensagem.

Mas, como orquestra é algo para pessoas “muito intelectuais”, falar sobre orquestra parece algo inteligente, estratégico. E o povo aplaude.

Tsc tsc tsc.

Mintzberg é considerado uma das mentes mais criativas no campo da gestão. Talvez não seja por causa desta palestra.

Quando alguém comparar alguma coisa a uma orquestra, toque o bumbo na hora errada só para irritá-lo!!!  :P

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O patinador Franco-Brasileiro em Sochi. Em Sochi?

Florent Amodio nasceu em Sobral, CE, e foi adotado por uma família francesa. Aconteceu dele ter virado um dos melhores patinadores da temporada. Nos últimos dias tem rodado por aí um vídeo de uma série dele ao som do  Eu quero tchu, eu quero tcha , do Gustavo Lima. Acontece que, diferentemente do que quase todo mundo está postando e comentando, isso nao foi em Sochi.  Aquela apresentação foi na Suíça, em fevereiro do ano passado.  Em Sochi, a música escolhida por ele foi La Cumparsita. Um tango, talvez o mais famoso deles.  Na nossa carência de heróis, estamos terceirizando. 

Desconstruindo o Crème Brûlée...

Essa deve ser a semana "Domingo tive pesadelo com o Crème Brûlée e vou me vingar na semana" do Mais Você!   Ontem, a Namaria Braga deu uma receita de um pudim invertido. Era invertido pq o creme era embaixo e em cima tinha a calda de caramelo que endurecia. E pra você comer, tinha que quebrar a casquinha.   Oras bolas... era o Crème Brûlée pobre e tapuia!!   Hoje a Flávia Quaresma estava lá, dando uma receita de Crème Brûlée de milho!!   Sim, meu povo! Crème Brûlée de milho verde!!!   E amanhã? Vamos fazer um bolão, ou melhor, um cremão pra saber qual vai ser o próximo assassinato do Crème Brûlée??   PS:Sobre coisas invertidas, eles pegaram a França para chacotas... Depois do Pudim Invertido ser o nome tapuia do Crème Brûlée, eles apelidaram de Torta de Maçã Invertida a famosa e deliciosa Tarte Tatin!