Avançar para o conteúdo principal

Menino Sanfoneiro

Eu queria que aquele menino tocasse a sanfona! Ele não era revendedor de canetinhas do Largo Treze nem vendedor de biscoitos esquisitos de marcas mais esquisitas ainda. Tampouco era aqueles peruanos chatos que tocam a música tema de Titanic na zamponha (aquele instrumento de sopro inca de bambu).

Quando ele subiu no ônibus pela porta traseira com uma sanfona bonita de madeira vermelha e brilhante, abri um sorriso para mim mesmo. Adoro ver coisas incomuns. Prendem nossa atenção e faz o tempo passar mais rápido. Não que aquele menino baixinho de camiseta colorida surrada com a sanfona na mão seja uma novidade. Já vi um trio de velhinhos com zabumba, triângulo e sanfona tocando em alto e bom som no fundo do ônibus num sábado de madrugada. Acredito que naquela noite nunca a avenida Santo Amaro foi tão feliz.

Hoje ela estava mais apressada, talvez por ser quase duas horas da tarde. Eu estava voltando do almoço em casa para a agência. As pessoas nesse horário são fechadas e estranhas. Algumas usam terno preto com meia branca de algodão e não raro tênis vermelho. Elas são quietas. No ônibus só se ouvia os apitos e a catraca eletrônica girando.

Até que dois pontos antes d’eu descer, entra aquele menino sanfoneiro. Estava ansioso para ele tocar e quebrar o silêncio. E nada. Ele não tocava. Ao invés disso, começou a distribuir alguns panfletinhos. Não me ofereceu porque estava em pé preparado para descer. Talvez era um pedido para ajudar o irmãozinho mais novo, talvez uma rifa-express para vender aquela sanfona ou até a letra da música que ele iria tocar e queria que tivesse um coral, sei lá.

O sorriso que dei quando ele subiu, murchou quando o ônibus abriu a porta e não iria escutar aquele moleque pequenininho tocar aquele instrumento que era praticamente do mesmo tamanho dele. Desci triste enquanto outras pessoas subiam e certamente sortudas sem saber, já que mais alguns metros o menino poderia tocar. Ou não. E eu fui para o semáforo atravessar a rua. Tive um momento de sorte porque não tive que esperar muito. O farol fechou. O meu ônibus parou na faixa de pedestres. Atravessei-o e comecei a escutar o som da safona. Olhei pra trás e o ônibus começou a andar.

Só consegui ver três coisas: o menino sanfoneiro tocando uma marchinha animada que não descobri qual era, o sorriso de uma senhora e meu sorriso meio avergonhado de ter descido justamente quando ele começou a tocar.

Deveria ter descido no próximo ponto. Eu queria que aquele menino tocasse a sanfona!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O patinador Franco-Brasileiro em Sochi. Em Sochi?

Florent Amodio nasceu em Sobral, CE, e foi adotado por uma família francesa. Aconteceu dele ter virado um dos melhores patinadores da temporada. Nos últimos dias tem rodado por aí um vídeo de uma série dele ao som do  Eu quero tchu, eu quero tcha , do Gustavo Lima. Acontece que, diferentemente do que quase todo mundo está postando e comentando, isso nao foi em Sochi.  Aquela apresentação foi na Suíça, em fevereiro do ano passado.  Em Sochi, a música escolhida por ele foi La Cumparsita. Um tango, talvez o mais famoso deles.  Na nossa carência de heróis, estamos terceirizando. 

Desconstruindo o Crème Brûlée...

Essa deve ser a semana "Domingo tive pesadelo com o Crème Brûlée e vou me vingar na semana" do Mais Você!   Ontem, a Namaria Braga deu uma receita de um pudim invertido. Era invertido pq o creme era embaixo e em cima tinha a calda de caramelo que endurecia. E pra você comer, tinha que quebrar a casquinha.   Oras bolas... era o Crème Brûlée pobre e tapuia!!   Hoje a Flávia Quaresma estava lá, dando uma receita de Crème Brûlée de milho!!   Sim, meu povo! Crème Brûlée de milho verde!!!   E amanhã? Vamos fazer um bolão, ou melhor, um cremão pra saber qual vai ser o próximo assassinato do Crème Brûlée??   PS:Sobre coisas invertidas, eles pegaram a França para chacotas... Depois do Pudim Invertido ser o nome tapuia do Crème Brûlée, eles apelidaram de Torta de Maçã Invertida a famosa e deliciosa Tarte Tatin!