Avançar para o conteúdo principal

Sonho Brasileiro

Com as sucessivas crises desde 2008, o declínio do American Dream - o sonho americano deu lugar ao Brazilian Dream, o sonho brasileiro. Com a economia e quase todos os setores que movem o Brasil aparentemente saudável, o Brasil viu o status de "país do futuro" ser um "país do futuro logo ali".

É claro que essa bolha tinha que estourar ou, ao menos, desinchar. Com uma infraestrutura tão deficitária e as necessidades básicas de uma sociedade (leia-se educação, saúde, segurança) prá lá de Bagdá, o tal avanço não foi longe. E voltamos ao nosso status de eterno país do futuro.

Mas, partindo do princípio de que se queremos algo diferente temos que fazer algo diferente, há exato 1 mês começou algo até então inédito nas últimas 2 décadas: passeatas massivas em quase todas as capitais brasileiras e até em países com uma significante migração brasileira. O lema? O gigante acordou!

Saímos dos protestos de sofá e fomos pra rua. Pedíamos o fim do aumento de 20 centavos, o fim da corrupção, passe livre no transporte (?!?), cadeia pros réus do mensalão, saída do Renan Calheiros e do cara pálida da Comissão de Direitos Humanos do congresso que eu esqueci o nome e não faço a mínima questão de lembrar. Ou seja, pedíamos tudo e ao mesmo tempo não pedíamos nada.

Há quase 3 semanas, não há mais manifestações. Os 20 centavos foram atendidos, houve uma promessa de plebiscito que nunca pedimos sobre questões que nunca pedimos e médicos cubanos que nunca pedimos.

O fim das manifestações teve um preço: 20 centavos.

No final, tudo serviu praticamente para duas coisas: pra dar uma sobrevida ao comercial da Johnnie Walker onde o gigante acorda e foge do Brasil e para alimentar o tal do sonho brasileiro, que, como todo sonho, só acontece quando estamos dormindo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Assinaturas de emails

Agora é modinha cuidar do meio ambiente. Desde comprar créditos de carbono até comprar detergente Ypê porque eles plantam uma árvore para a gente...   Mas o melhor são as frases que colocam nas assinaturas dos emails.   Hoje, por exemplo, recebi dois emails de clientes diferentes.   O primeiro é simples e direto:   P Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE   Mas é tanto trabalho que se eu for pensar na minha responsabilidade com o meio ambiente a cada impressão, eu vou ser demitido por lerdeza.   Já de um outro cliente... bem... achei bizarro demais:   Antes de imprimir pense no verde, apesar dessa mensagem estar em vermelho e sua impressora ser preta e branca   Sem comentários... hahahahaha

10 Tendências e Previsões gastronômicas para 2013

O ano já começou. Vou me arriscar a fazer algumas previsões para a gastronomia em 2013. O que veremos mais e o que veremos menos durante o ano e o que temos que ficar de olho.  OUT não necessariamente significa que estará fora de moda ou ultrapassado. No meu contexto, significa que será algo com menor evidência dos anos anteriores.  IN no meu contexto, significa que temos que ficar de olho e o que será/está virando tendência na área. Claro, essa é a minha visão baseada em inúmeras leituras durante o ano, experiências pessoais e percepção.  out: Alimentos fat free / 0% de gordura in: Alimentos sem glutén e sem lactose out:  Comida vegetariana in:  Peixe out:  Quinoa in:  Semente de Chia out:  Café extraído pela máquina de espresso in:  Café coado, de filtro, a vácuo, a frio, french press... out:  Postar comida no Instagram in:  Compartilhar fotos de comida em aplicativos, redes...