Avançar para o conteúdo principal

Sonho Brasileiro

Com as sucessivas crises desde 2008, o declínio do American Dream - o sonho americano deu lugar ao Brazilian Dream, o sonho brasileiro. Com a economia e quase todos os setores que movem o Brasil aparentemente saudável, o Brasil viu o status de "país do futuro" ser um "país do futuro logo ali".

É claro que essa bolha tinha que estourar ou, ao menos, desinchar. Com uma infraestrutura tão deficitária e as necessidades básicas de uma sociedade (leia-se educação, saúde, segurança) prá lá de Bagdá, o tal avanço não foi longe. E voltamos ao nosso status de eterno país do futuro.

Mas, partindo do princípio de que se queremos algo diferente temos que fazer algo diferente, há exato 1 mês começou algo até então inédito nas últimas 2 décadas: passeatas massivas em quase todas as capitais brasileiras e até em países com uma significante migração brasileira. O lema? O gigante acordou!

Saímos dos protestos de sofá e fomos pra rua. Pedíamos o fim do aumento de 20 centavos, o fim da corrupção, passe livre no transporte (?!?), cadeia pros réus do mensalão, saída do Renan Calheiros e do cara pálida da Comissão de Direitos Humanos do congresso que eu esqueci o nome e não faço a mínima questão de lembrar. Ou seja, pedíamos tudo e ao mesmo tempo não pedíamos nada.

Há quase 3 semanas, não há mais manifestações. Os 20 centavos foram atendidos, houve uma promessa de plebiscito que nunca pedimos sobre questões que nunca pedimos e médicos cubanos que nunca pedimos.

O fim das manifestações teve um preço: 20 centavos.

No final, tudo serviu praticamente para duas coisas: pra dar uma sobrevida ao comercial da Johnnie Walker onde o gigante acorda e foge do Brasil e para alimentar o tal do sonho brasileiro, que, como todo sonho, só acontece quando estamos dormindo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Assinaturas de emails

Agora é modinha cuidar do meio ambiente. Desde comprar créditos de carbono até comprar detergente Ypê porque eles plantam uma árvore para a gente...   Mas o melhor são as frases que colocam nas assinaturas dos emails.   Hoje, por exemplo, recebi dois emails de clientes diferentes.   O primeiro é simples e direto:   P Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE   Mas é tanto trabalho que se eu for pensar na minha responsabilidade com o meio ambiente a cada impressão, eu vou ser demitido por lerdeza.   Já de um outro cliente... bem... achei bizarro demais:   Antes de imprimir pense no verde, apesar dessa mensagem estar em vermelho e sua impressora ser preta e branca   Sem comentários... hahahahaha

O tal do Panetone da Ana Maria Braga

Panetone é sinônimo de Natal. Bauducco é sinônimo de panetone. Entra ano e sai ano, ninguém faz igual ao deles.   Ofner, Cristallo, Dulca, Dicunto. Parece que todos oa panetones orbitam em torno daquele panetone molhadinho e gostoso da Bauducco. Ano passado, no dia 14 de dezembro, a Ana Maria Braga deu uma receita que ela buscou durante 10 anos. Era o tal panetone mais próximo ' daquele ' mais vendido. Muita gente fez, achou complicado, mas ficou gostoso. Quando era menor, fiz um panetone que vi a receita no SP JÁ (atual SPTV). Quem deu a receita foi a Ananda Apple, com sua voz calma e matérias lights. O panetone ficou bem bom. Acho que é porque levava um preparado pronto, chamado Pamix. Com ele, não tinha o que errar. E, claro, não coloquei uva passa e enchi de frutas cristalizadas. Uva passa no panetone, pra mim, não combina e é horrivel. Tenho a receita até hoje, gravada numa fita VHS. Panetone ta...